Jornal Turismo Virtual

 

10ª Lauschnerfest reune mais de 300 descendentes

22/04/2009

O domingo (19/04) foi de muita festa para os parentes Lauschner do Sul do Brasil. A 10ª Lauschnerfest iniciou oficialmente com missa na Igreja Matriz de Itapiranga, SC, às 9h30min continuando até a noite na Sociedade Recreativa Imigrantes. Algumas caravanas já chegaram no sábado (18) e participaram do jogo de futebol na sede da Associação dos Funcionários da Cooper A1, seguido de jantar de confraternização. A maior turma veio de Santa Cruz do Sul, RS, local onde os imigrantes Lauschner se estabeleceram quando vieram ao Brasil em 1872. Conforme os organizadores do evento, mais de 80 descendentes já estavam reunidos no sábado à noite.

No domingo, a festa iniciou com a missa rezada pelo Padre Albano Körbes e animada pelo coral da Associação Cultural FAI. Ao final da celebração, Flávio e Ceci Lauschner, acompanhados pelo músico Miguel Dill e o regente do Coral, Luis Sehn, apresentaram o hino dos Lauschner, muito aplaudido por todos os presentes. Na sequência foi a vez da tradicional foto da família nas escadarias da Igreja Matriz, mesmo sem a participação de todos, pois alguns descendentes de mais longe chegaram diretamente no Clube da Sociedade Imigrantes, local dos festejos.

A identificação dos parentes Lauschner aconteceu no Clube onde ao meio-dia foi servido almoço pelo Restaurante Manchini, muito apreciado por todos. A animação ficou por conta do musical Sintonia e pelo trio Veteranos. Durante a tarde foram exibidos vídeos das festas, inclusive da primeira realizada em Três de Maio somente pelas famílias de Isidoro e Heriberto Lauschner, e que agora na 10ª edição reuniu mais de 300 descendentes.

A história dos Lauschner no Brasil tem origem com a chegada do casal Augusto e Edwiges Lauschner no dia 7 de setembro de 1872, com oito filhos. Pelas pesquisas realizadas, todos os Lauschner que se tem notícia descendem deste casal de imigrantes. Eles se estabeleceram na Linha Boa Vista, em Santa Cruz do Sul, RS. Atualmente, 136 anos depois da chegada ao Brasil, os Lauschner estão espalhados principalmente na região sul do país com algumas ramificações também mais para o norte. Um exemplo são os parentes de Palmas - Tocantins, que participam das festas todos os anos.

A festa de domingo seguiu até a noite, regada a muito chopp e cerveja, além de muita animação. A tradicional dança polonesa foi uma atração à parte que envolveu a grande maioria dos participantes da Festa. O próximo encontro será na cidade de Três de Maio, RS, no dia 24 de abril de 2010, num sábado.

 

Voltar

® Copyright 2007 - Portal Turístico do Brasil. - Turismo Virtual