Jornal Turismo Virtual

 

A Imigração Alemã e a Mulher é tema de concurso de redação

30/04/2009

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina ( IHGSC), as Secretarias de Estado da Educação e de Turismo, Cultura e Esporte estão promovendo o Concurso de Redação sobre “A Imigração Alemã e a Mulher”, direcionado a estudantes de 7a e 8a série de escolas públicas e privadas, com a orientação de um professor da unidade escolar. Com o apoio do Funcultural, o concurso tem como objetivo premiar textos inéditos que abordem os 180 anos da colonização alemã no Estado, escritos em Português pelos participantes. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (29) e a redação, com no máximo três laudas, deve ser entregue até 4 de agosto na Gerência Regional de Educação mais próxima de sua residência ou no Instituto Histórico e Geográfico, localizado na Praça XV de Novembro, no Palácio Cruz e Souza.

O resultado será divulgado no dia 4 de setembro, por meio do site do IHGSC e o da Secretaria (www.sed.sc.gov.br). A solenidade de premiação será no dia 9 de setembro, às 20 horas, no IHGSC. Os autores dos três melhores trabalhos receberão um microcomputador com impressora, troféu e certificado e terão suas redações publicadas na Revista Anual do Instituto. Os professores orientadores serão contemplados com um “notebook” e as escolas dos estudantes vencedores ganharão um microcomputador completo ou “data show”, conforme preferência da unidade escolar.

Os originais deverão ser enviados em duas vias, sem ilustrações, digitados em papel A4, em apenas um dos lados. A formatação deverá ser com fonte “Times New Roman”, tamanho 12, estilo normal, na cor preta. O parágrafo é de alinhamento justificado, espaço entrelinhas duplo, margem esquerda 2,5 cm, cabeçalho e rodapé 3,0 cm. Em uma das duas vias deve haver uma folha de rosto com o título da obra e o pseudônimo do autor. Em envelope lacrado irão o pseudônimo, nome e data de nascimento, identidade, CPF, endereço completo, e-mail, escola a que pertence, título da obra, fontes de pesquisa e o nome do professor que orientou o aluno na elaboração do trabalho. As pesquisas deverão ser, preferencialmente, realizadas no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, bibliotecas, arquivos públicos e particulares.

Os trabalhos serão selecionados em duas etapas por uma comissão formada por cinco integrantes escolhidos pelo IHGSC. Na pré-seleção serão escolhidos 30 finalistas, de acordo com os seguintes critérios: adequação à proposta e gênero escolhido; argumentação (fuga do comum, informalidade, unidade e progressão temática); coesão (ligação de idéias, substituição e paragrafação); coerência (clareza e organização das idéias); estética (ausência de borrões e rasuras). Na etapa final os 30 finalistas serão avaliados por outra comissão julgadora que escolherá os três melhores trabalhos.

Sobre o tema ter como foco, também, mulher, a coordenadora do concurso e de Línguas Estrangeiras da Secretaria, Sandra Regina Born, explica: “A contribuição da mulher na colonização alemã quase não aparece nos livros oficiais só o homem. Mas ela sempre esteve presente em todos os momentos, no trabalho na lavoura, na produção de queijos, bolos e outros quitutes além de criar os filhos”.

 

Voltar

® Copyright 2007 - Portal Turístico do Brasil. - Turismo Virtual