Untitled Document
 
  Garopaba
A cidade
Atrações Turísticas
Como Chegar
Esportes
História
Galeria de Fotos
Praias
Vídeos
  Recomendamos

Bares e Baladas
Gastronomia
Hotéis
Pousadas

  Serviços
Agências de Viagens
Imobiliárias
Locadoras de veículos
  Destaques
Mormaii





História
   
 

O primeiro registro histórico da “Baía de Garopaba” aconteceu em 1525, quando a expedição naval comandada por Dom Rodrigo de Acuña se abrigou na região durante uma tempestade. No local os espanhóis encontraram integrantes da tribo carijó, que se alimentavam da caça, pesca e produtos que recolhiam na natureza. O início do povoamento, no entanto, só ocorreu em 1692, quando imigrantes açorianos desembarcaram na enseada, enviados pelo Império Português.

Passaram duzentos anos até o governador de Santa Catarina, Lauro Müller, elevar Garopaba à condição de vila e outro século para o antigo lar dos carijós se tornar município. E somente na década de 1970, a cidade descobriu seu potencial para o turismo. Com a chegada dos visitantes, a cidade cresceu, surgiram empreendimentos imobiliários, investimentos no comércio e fortalecimento da infra-estrutura hoteleira.

Possuidores de uma cultura estritamente relacionada ao mar, os moradores de Garopaba mantêm costumes herdados dos povos açorianos. A religiosidade, o folclore do Boi de Mamão e o Terno de Reis são exemplos. A pesca artesanal é ainda o sustento de muitas famílias. As Baleias Franca, em outros tempos, foram caçadas no litoral para a produção de óleo usado em iluminação ou para fazer construções, o qual era misturado à argamassa. Como a prática hoje é proibida no mundo, Garopaba agora recebe a visita das baleias em suas praias e consequentemente turistas interessados em observar o comportamento destes mamíferos aquáticos.

O principal esforço da cidade em preservar sua história se concentra na região central. Casarões tipicamente açorianos, praças e a Igreja Matriz São Joaquim fazem parte de um roteiro cada vez mais procurado pelos visitantes. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Vigia, também é destino para os turistas religiosos e de onde se tem uma boa visão para o mar.

Já os primeiros moradores da região deixaram registradas suas atividades em sítios arqueológicos, cavernas e inscrições rupestres. Vale a pena conferir!

 
 
Voltar
 
  ® Copyright 2007 - Portal Turístico do Brasil. - Turismo Virtual