animacao exemplo
 
   
 

A Festa Nacional do Pinhão é o maior evento da região serrana e o mais bem frequentado. O evento começou no fim da década de 80 como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, que constituía num aglomerado de boxes típicos de costaneiras, muitos deles cobertos de esteiras e taquaras, de folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros. Nos boxes eram servidos e vendidos pratos típicos, salgados, quentes, frios, doces caseiros, bebidas, paçoca de pinhão, etc. As atrações ficavam por conta de apresentações nativistas, bailes, domingueiras e outras como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).

De uma mostra de campo tímida, a Festa do Pinhão se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana se transformou numa festa nacional que atrai todos os anos mais de 300 mil pessoas. Hoje o evento movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense. Durante os meses que a antecedem, a Comissão Central Organizadora, juntamente com iniciativa privada e a comunidade, trabalham para que nos dez dias de festa os participantes e visitantes aproveitem ao máximo as diversas atrações turísticas, culturais, gastronômicas e campeiras.

O símbolo da festa é a Gralha Azul, ave responsável pela reprodução da araucária, árvore que produz o pinhão. Esse pássaro se alimenta da semente da araucária angustifólia (pinheiro brasileiro), da mesma forma como fazem outras espécies da fauna regional. A ave costuma armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrar superficialmente a semente em locais ermos dos campos, disseminando dessa forma o pinheiro brasileiro. Muitos visitantes vêm do Mercosul, principalmente da Argentina. A festa é a maior tradicionalista do Brasil. Na festa acontecem shows nacionais e tradicionalistas; bailes típicos; concursos de rainha da Festa e Danças Gaúchas; Recanto do pinhão; Sapecada da Canção Nativa; Sapecada da Serra Catarinense; Festival de Música; Gineteadas e Feira de produtos típicos, além do churrasco e chimarrão.


Site:

www.festadopinhao.com

 

Voltar

® Copyright 2009 - Portal Turístico do Brasil. - Turismo Virtual