animacao exemplo
 
   
 

A Usina Hidrelétrica de Machadinho, além de incrementar a economia da região, pela grandiosidade de sua construção, atrai turistas o ano todo. Situada no rio Pelotas, a 18 km do centro de Piratuba, divisa desse município com Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, possui três unidades geradoras produzindo um total de 1.140 MW de potência. A barragem possui 126 metros de altura e 700 metros de comprimento. São seis comportas funcionando com queda d’água de mais de 90 metros. No centro de informações turísticas de Piratuba é possível ver a maquete da usina.

Sempre preocupada em preservar o meio ambiente de sua área de atuação, a Usina Hidrelétrica Machadinho desenvolve projetos que garantem uma convivência harmônica com todo o ecossistema da região. Entre eles se destaca o Projeto de Ictifauna, realizado em parceria com o Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce da UFSC. Uma ação que através do estudo e pesquisa de espécies migratórias do Rio Uruguai, visa o repovoamento de peixes no seu habitat natural.

INFORMAÇÕES

Visitação:
Através da operadora local Viva Vida, é possível agendar sua visita.

Coordenadas geográficas:
27°31’25” de Latitude Sul
51°47’05" de Longitude Oeste

Localização:
A Usina Hidrelétrica Machadinho localiza-se no rio Pelotas a aproximadamente 1.200m à jusante da foz do rio Inhandava (ou Forquilha), na divisa entre os municípios de Piratuba no Estado de Santa Catarina e Maximiliano de Almeida no Estado do Rio Grande do Sul

Site:
www.machadinho.com.br

 

Voltar

® Copyright 2009 - Portal Turístico do Brasil. - Turismo Virtual